A sua vida não flui? Honre seu pai e sua mãe. 

Muitas pessoas se queixam de que a sua vida não flui, de que nada dá certo para elas, de que há algo externo lhes impedindo de prosperar ou insistem em se colocar como vítimas das circunstâncias. Essas são as mesmas pessoas que seguem reivindicando dos pais aquilo que elas próprias não conseguem fazem por si mesmas. No entanto, o que essas pessoas não percebem é que enquanto não aprenderem o que significa honrar seu pai e sua mãe sua vida não poderá fluir com leveza, alegria e abundância. Então se a sua vida não flui, honre seu pai e sua mãe!

VAMOS FAZER UM EXERCÍCIO?

Para compreender melhor o que significa honrar pai e mãe quero propor um pequeno exercício. Gostaria que você visualizasse agora o rio mais bonito que você já viu em toda a sua vida. Imagine e visualize este rio largo e abundante fluindo suas águas cristalinas com vigor e se renovando a cada curva. Seguindo com ânimo e força independente dos obstáculos naturais inerentes à sua geografia de “rio”. Agora, imagine que neste mesmo rio, em determinado caminho do percurso, existem muitas pedras sedimentadas. Essas pedras estão obstruindo totalmente a passagem natural da água de uma margem até a outra.

O QUE O RIO TEM A VER COM A SUA VIDA?

As pedras simbolizam os obstáculos que não foram superados ou os “pesos” e memórias do passado que se sedimentaram no caminho das águas da sua própria vida. Os quais seguem interferindo as decisões que você toma e não toma no presente. Isso tudo impacta no movimento de renovação, força e fluidez das águas deste rio. Além das pedras dificultarem o fluxo natural da vida subaquática, acumulam resíduos e o que antes eram águas correntes se transforam em um poço de água parada e suja. Como está o aspecto dessas águas agora? Para onde foi a força do belíssimo rio que você visualizou no início do nosso exercício?

É exatamente isso que acontece quando não honramos os pais: tornamo-nos “água parada” e ficamos sedimentados em algum lugar do passado. Outro movimento possível é ficarmos parados ou andarmos em círculos repetindo aquilo que não funciona. Além de não conseguirmos estar livres e inteiros para viver a nossa vida com fluidez e harmonia.

Sendo assim, aquele que permanece no passado não adquire “permissão” interna para fazer diferente. Não assume responsabilidades e tende a repetir os comportamentos e tudo que julgou fortemente nos pais a vida inteira. E assim, a cada julgamento que é proferido em relação aos pais, o indivíduo adiciona novas pedras no curso do rio da sua vida. Tais “pedras” bloqueiam toda força e energia que brota da fonte, ou seja, dos seus próprios pais e ancestrais.

a vida é um milagre

Você precisa compreender que, independentemente do que aconteceu na relação dos seus pais, você é a prova viva de que um dia eles se amaram. Portanto, você é fruto da união e do amor dos seus pais. Representa o tesouro mais sagrado que um dia eles lapidaram juntos. Em sua informação genética, carrega o sistema familiar paterno e o sistema familiar materno. Sua vida só foi possível pela união dos 50% que recebeu do seu pais aliado aos 50% que recebem de sua mãe. Se faltasse material genético de um lado ou de outro, sua vida não seria possível da forma como ela chegou até você.

Dar-se conta disso lhe permite perceber que os seus pais são os únicos possíveis, certos e perfeitos para você. Isso significa dizer que a sua força e energia vital também brotam dos seus pais e da fonte que nutre todos os ancestrais que vieram antes de você. Isso se aplica tanto para a linhagem paterna quanto materna, ainda que eles já tenham falecido. A verdade é que você é influenciado por todas as pessoas, padrões e crenças que fazem parte do seu sistema familiar – por mais que você rejeite e tente lutar contra esse fato. É isso que Bert Hellinger, através das Constelações Sistêmicas Familiares, denominou de inconsciente coletivo.

onde está a sua atenção está a sua energia

Você ainda pode estar se perguntando: “Mas como eu posso aceitar as coisas ruins que o meu pai me causou?”; “Eu não concordo com a forma pela qual minha mãe me criou.”; “Eu não acho justo os abusos que eu sofri.”; “Eu não recebi o suficiente.”; “Eu não recebi dos meus pais o amor que eu gostaria.”; “Como eu posso amar quem me abandonou?”; “Meus pais são os responsáveis pelo meu sofrimento”. Dentre tantas outras, essas são reinvindicações que eu normalmente escuto nas sessões de atendimento sistêmico.

a sua vida é sua responsabilidade hoje

De fato você não é responsável pelo que aprendeu para sobreviver na infância, mas hoje você é inteiramente responsável pelo que decide fazer com isso. Você pode usar as justificativas que criou como as razões que impedem que a sua vida flua e ficar eternamente no passado.

Mas você tem uma opção mais efetiva que a primeira à sua disposição. Você pode escolher tomar tudo que faz parte da sua vida e, por isso, a torna única e irrepetível, como combustível. Como o que o impulsiona a cravar os pés no chão para se instalar na realidade para viver uma vida com sentindo. Somente com os pés no chão e paz no coração podemos viver o presente e vislumbrar com confiança e esperança o futuro que desejamos criar.

HONRAR PAI E MÃE NA VISÃO DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS FAMILIARES

Bert Hellinger, o pai das Constelações Familiares, nos ensina que os nossos pais são perfeitos e certos para nós. Porém, muitas pessoas ficam indignadas com essa sentença. Traduzindo o que Bert quer dizer, é que no momento da nossa concepção (encontro e junção do espermatozoide do pai com o óvulo da mãe), os nossos pais foram perfeitos ao nos possibilitar a vida. Portanto, sob a perspectiva biológica, natural, animal e sapiens precisamos reconhecer que o nosso pai e a nossa mãe foram perfeitos no momento de gerar a vida e nós somos a prova viva disso: nós nascemos!

Agora, enquanto homem e mulher, os seus pais são pessoas comuns, assim como os meus pais. E nós, assim como eles, também somos pessoas comuns. Absolutamente comuns. Temos em nossa fantasia uma tendência a romantizar e idealizar que os nossos pais são perfeitos ou melhores que os dos outros – ou pelo menos, desejaríamos que o fossem. Mas quem vive essa fantasia infantil, cedo ou tarde ficará frustrado com a realidade. Pois, como pessoas comuns, os nossos pais possuem falhas, defeitos e também cometem erros. Assim como eu e você.

A DECISÃO ESTÁ NAS SUAS MÃOS

Note, consequentemente, que se você concentrar sua atenção ao que é pequeno em relação à grandiosidade de ter recebido a vida dos seus pais, exatamente da forma como foi, sem querer que fosse diferente, você tende a viver eternamente como uma criança insatisfeita. E passa a acreditar, equivocadamente, que o mundo lhe deve tudo e projetando em seus relacionamentos afetivos (com os filhos, companheiro, companheira, marido, esposa, amigos) o que você “julga” não ter recebido de forma suficiente e adequada dos seus pais.

Assim, o que se observa por meio das constelações familiares é que, ao adicionar pedras de todos os tamanhos no curso do rio da sua vida em forma de julgamentos, críticas, rejeições, acusações, reinvindicações, etc., você mesmo torna-se o responsável por impedir-se de avançar em direção à vida e aos seus objetivos.

Mas Kelly, então você está dizendo que eu preciso concordar com os meus pais exatamente como eles são?

Sim! Desista de mudar os seus pais e invista os seus esforços vitais para transformar aquilo que é sua responsabilidade e que você precisa mudar em si mesmo para poder evoluir e se tornar um ser humano melhor. Pelas lentes da visão sistêmica, concordar significa reconhecer que tudo foi como tinha que ser e a prova disso é que você foi gerado e está vivo.

Isto significa dizer que os seus pais simbolizam o portal sagrado que seu espírito necessitava para receber um corpo e poder estar na vida. Você recebeu dos seus pais um presente precioso: a vida! E jamais poderá retribuir a vida a eles da exata maneira que eles a transmitiram. No entanto, ser grato pela vida, honrar pai e mãe e servir outras vidas através da sua é a forma mais bela e efetiva de compensar pelo ar que respiramos e pela vida que flui da tão antiga e sagrada fonte e chega até nós.

A sua vida não flui? Honre seu pai e sua mãe.

Portanto, honrar pai e mãe, é despertar um novo olhar para o fato de estarmos vivos. É compreender que aquele homem e aquela mulher que você chama de pai e mãe foram perfeitos no momento exato de gerar a sua vida. E essa é justamente a razão principal para você honrar a reverenciar os seus pais.

O PODER DE RESSIGNIFICAR

Ressignificar em nosso coração a magnitude da vida e o portal que os pais representam tem o mesmo efeito curador de remover as pedras que obstruem o fluir natural das águas do rio.

Ao honrar os seus pais, a força da vida que brota na fonte pode fluir livremente em você. Ao tomar profundamente a força da vida que chegou até você através dos seus pais e sentir-se grato por isso, faz com que todas as reinvindicações se dissolvam pelo caminho.

Muitas coisas que aconteceram na sua vida podem não ter sido “perfeitas” pelas lentes do seu julgamento moral. Dar espaço para isso é também aceitar a imperfeição que torna todos os homens e mulheres do mundo humanos. É compreender que temos dinâmicas ancestrais antigas que continuam a nos influenciar e que todos erramos e somos falhos em muitos níveis. Em vista disso, a vida é muito mais forte que o nosso julgamento moral. E é nessa força que você deve se concentrar se quiser se libertar para viver melhor, com mais leveza, plenitude e harmonia a sua própria vida.

honre pai mãe vida
“Tudo que rejeitamos, apodera-se de nós. Tudo que respeitamos, deixa-nos livres.” (Bert Hellinger).

Agora é hora de praticar: você está pronto para permitir que a sua vida flua?

Honrar pai e mãe é sentir gratidão pela sua vida que só foi possível através deles. Experimente então se curvar e se colocar humilde em relação a eles. Perceba que você possui uma energia vital especial vinda somente deles. A partir de agora, olhe com amor e respeito para isso. Dê um bom lugar no seu coração para o seu pai e sua mãe e permita que as águas do rio da sua vida fluam livremente, com a certeza de que a força que as impulsiona com avidez brota direto da fonte: os seus pais!

A sua vida não flui? Honre seu pai e sua mãe. Se, ainda assim, você não consegue tomar os seus pais pois sente que ainda há algum bloqueio para fazer este movimento, que as feridas emocionais do passado não deixam ou que sua vida está travada, clique aqui para agendar a sua sessão terapêutica de Constelação Sistêmica Familiar, presencial ou online comigo.

O que você leu até aqui fez sentido pra você?

Então se o conteúdo deste artigo foi útil e agregou valor em sua vida, por favor curta, envie para as suas amigas e compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar deste conhecimento. Gratidão a você e até o próximo artigo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu presente para você!

O segredo da atração fatal nos relacionamentos

Preencha seu nome e e-mail e receba gratuitamente o link para assistir a essa aula exclusiva d’O Jardim Secreto!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Pin It on Pinterest

Share This
×